Hoje eu vou falar um pouco de uma série um tanto desconhecida por aqui, Artemis Fowl, de Eoin Colfer. A série possui sete livros já publicados, em vários países, inclusive no Brasil. O Primeiro livro foi publicado em 2001 e o oitavo e último livro da série será publicado no dia 10 de Julho deste ano nos EUA. Também foi publicado um livro extra, Arquivo Artemis Fowl, que relata acontecimentos entre o primeiro e o segundo livro da série.
Capas dos sete primeiros livros |
Artemis Fowl é um misto de policial, ação e fantasia. Uma das características da série é o desenrolar da história com diálogos rápidos e acontecimentos emocionantes a todo momento. Segundo o próprio autor, uma descrição da série seria "Duro de Matar com fadas". É legal comentar também que os livros possuem muitos enigmas para serem resolvidos durante a história (o que chama a atenção de qualquer fã de puzzles :D).
Por ser uma série com muitos livros, vou postar aqui somente a sinopse do primeiro livro (visto que o mesmo é uma introdução a série), encontrada no site da Editora Galera Record:
Livro 1
Artemis Fowl: O Menino Prodígio do Crime
Notem o código na capa |
O garoto começa a pôr seu plano em prática na calorenta capital do Vietnã, em pleno século XXI. Aliando tecnologia de ponta aos seus dons criminosos, ele consegue chantagear uma fada decadente para roubar o Livro do Povo das Fadas, objeto que permitirá desvendar segredos e descobrir onde eles guardam uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês — o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. Mas nada impede nosso anti-herói. De volta à sua mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. E isso é só o início.
Em um lance ousado, Artemis seqüestra uma das criaturas do Povo das Fadas para assegurar o sucesso de seu plano. O que ele não esperava era se deparar com a capitã Holly Short, uma elfo valente e irritada da LEPrecon, a unidade de elite da polícia das fadas. Em pouco tempo, Artemis se vê em meio a um exército de fadas, gnomos, duendes, elfos e trolls, com armas muito mais avançadas que as dos humanos. Ele está confiante que pode vencê-los quando bem entender, mas eles pararam de jogar conforme as regras. E agora?
Aliando cenas de ação no melhor estilo James Bond, lendas celtas, seres encantados nada adoráveis e um charmoso anti-herói, Artemis Fowl mistura ação, internet e magia e conquistou uma legião de leitores em todo o mundo.
Gostaram? Em uma entrevista, o autor disse que talvez seja feito um filme para o primeiro livro da série, mas que pode demorar. Eu, particularmente, acho que a história tem potencial e entrou pra minha lista de metas para este ano :D. A opinião de vocês leitores é importante para nós, comentem aqui em baixo o que acharam de Artemis Fowl.
interessante, nem um pouco tradicional.
ResponderEliminarAdmito não ter gostado tanto dessa série. =/
ResponderEliminarTipo, ganhei o último livro em uma promoção e na época não conhecia a saga, ai depois de um tempo comprei o primeiro li, mas não gostei. Fiquei me sentindo um estranho já que todo mundo fala super bem dessa série.
Mas não pretendo ler os outros livros não. O último que eu tinha já troquei no skoob, e o primeiro também quero trocar... abraço, OLM! o/
Então Will, eu ainda não li, mas já ouvi falar tão bem da série que vou ter que ler pelo menos o primeiro livro.
EliminarMuito obrigado pelo comentário e pela visita.
Abraço,
Juliano Rafael
Obrigado pela visita e comentário em meu blog :) Estou seguindo o seu, gostei muito. Eu tenho esse livro, só que o 7°, para ler e entender bem a serie quero começar pelo primeiro. Dizem que ela é boa, meu amigo leu e gostou.
ResponderEliminarAbraços
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/
Realmente é interessante ler o primeiro, por ser uma série. Mas a série tem muitos fãs mundo afora. O que talvez possa ser um problema é ela ser superficial, pois me parece ser um pouco infantil, mas lerei o primeiro livro e assim que o fizer postarei a resenha, aí sim falando com conhecimento de causa! :D
EliminarAbraços e obrigado pelo comentário e pela visita,
Juliano Rafael.