sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Resenha: "Em Chamas" de Suzanne Collins

Olá leitores,

Bom, desde que eu comecei a ler essa trilogia, 20 dias atrás, não deu pra parar, a história é surpreendente. Por sinal acho que surpreendente é a palavra correta pra descrever essa série.

Aí vai a resenha do segundo livro e, dentro de alguns dias, eu posto a do terceiro livro. ;)

Edição Norte-Americana
Edição Brasileira
Título Original:  Catching Fire
Título no Brasil: Em Chamas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Scholastic (USA) e Rocco (Brasil)
ISBN: 978-0-439-02349-8 (USA) e 978-85-7980-064-1 (Brasil)
Lançamento: 01/09/09 (USA)
Páginas: 391 (USA) e 416 (Brasil)



Sinopse (Editora Rocco):

Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, que mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, a saga ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para 23 de março de 2012. A direção do longa está a cargo de Gary Ross (Quero ser grande/Seabiscuit) e a protagonista Katniss será interpretada por Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz deste ano por Inverno da alma. A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista do jornal The New York Times

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. 

Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias. 

Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual – ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência – e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.

Resenha:

Esse é o livro onde a coisa pega fogo, como o próprio título sugere. Existem perigos maiores fora da arena, visto que agora a preocupação de Katniss não é somente ela ou Peeta, mas sim sua família, Gale, Haymitch.

Logo no começo do livro Katniss se vê ameaçada pelo próprio presidente Snow pois suas ações no último jogo provocaram revoltas em alguns distritos. Katniss fica dividida entre incitar a rebelião, algo que na verdade não está muito sobre o controle dela, ou jogar o jogo e salvar sua família. O que Katniss não percebe é que ela foi a fagulha inicial e que nem o Sr. Snow conseguirá evitar essa rebelião.

Porém o Massacre Quaternário vai te surpreender, com certeza. Eu não vou contar para não estragar a surpresa, mas foi um golpe duro do presidente Snow e também sua sentença de morte.

Chega de spoilers :). Em Chamas é um ótimo livro, não perderão tempo lendo-o. A Suzanne Collins me conquistou com a sua narrativa nessa série. Em uma escala de um a dez eu dou dez para este livro, facilmente.

Book Trailer:


3 comentários:

  1. Eita! Já acabou o segundo jovem?
    aehueaheauheauheau
    Pelo jeito o livro é bem interessante.
    Abraços e bora marcar fazer o foguete lá

    ResponderEliminar
  2. hahahaha
    Passei da metade do terceiro \o/\o/
    Enquanto eu não terminar não vou ser feliz hahaha
    Temos que começar a estudar a apostila então! ^^

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus, a cada resenha que leio dessa trilogia fico mais louca, desesperada pelos livros. Preciso deles, tipo, urgentemente! IUHEAHIHEHUEAHU

    Adorei aqui, lindo o blog viu!
    Beijos,
    http://bestherapy.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...